Banco da Amazônia

No Pará, bancários seguem em assembleia permanente.

A decisão foi tomada em assembleia virtual realizada na quinta-feira 27/08.

A Assembleia Geral Virtual da categoria bancária do Pará, convocada pelo Sindicato dos Bancários para a noite desta quinta-feira (27), pelo aplicativo Zoom, não conseguiu avaliar proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), pois o que foi apresentado até agora foi rejeitado em mesa pelo Comando Nacional da categoria.

Na assembleia ficou claro que a maioria dos bancários queria o indicativo de greve, porém, infelizmente, a presidência do sindicato ignorou a vontade da categoria, não encaminhou a votação, desrespeitou um fórum legítimo, soberano, para decidir sobre os rumos da campanha salarial no Pará, e, isso, sem dúvida, é um entrave na construção da unidade e do processo de luta da categoria, dos bancários e bancárias no Pará.

O decidido, então, foi aguarda uma proposta oficial dos bancos para avaliar os rumos da Campanha Nacional 2020. A votação teve início na abertura da assembleia, seguiu até as 22h, e foi feita de forma eletrônica, pela plataforma “Votabem”.

No Banco da Amazônia há um indicativo de reunião na tarde de hoje, às 14h, mas tudo depende dos desdobramentos da mesa da Fenaban.

Um ato público itinerante acontece agora pela manhã, em Belém. O ato saiu da Avenida Presidente Vargas e seguiu até o Mercado de São Brás, percorrendo os principais corredores financeiros da capital em protesto contra os bancos, que ainda não recuaram do reajuste zero na mesa de negociação.

Resumo da Campanha até aqui

Apesar de os bancos terem recuado da tentativa de retirar a 13ª cesta alimentação, da redução em até 48% na Participação nos Lucros e Resultados e da diminuição da gratificação de função, até a negociação dessa quarta-feira 26, continuavam oferecendo reajuste zero para a categoria. Para 2021, os bancos propuseram apenas a reposição da inflação (INPC) de forma parcelada: 70% em 1º de setembro e os 30% restantes em março de 2022.

Perdas

O reajuste zero significa uma perda real de -2,66% nos salários dos bancários e bancárias. Outro ponto a ser levado em consideração é que a proposta econômica de reajuste zero para salários significa também reajuste zero para demais verbas como Vale Alimentação e Vale Refeição. E a inflação de alimentos dos últimos 12 meses foi de 8,3%. Significa também reajuste zero nos valores fixos e tetos da PLR.

Fonte: com informações do Bancários PA

1 Comentário
  1. APOSENTADO 4 anos ago
    Reply

    Meu Deus do céu, todo ano é essa briga contra esses banqueiros vagabundos. Esses bancos particulares lucram bilhões semestral e o bancário ficando cada vêz mais penalizados com os reajustes de miséria que esses banqueiros vagabundos oferecem, junto com esse governo Federal. Veja que a família Bolsomerda está mais suja do que pau de galinheiro.

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.

Notícias relacionadas