Brasil COVID 19 Saúde

Máscaras de proteção – aliadas no combate ao COVID 19!

O Ministério da Saúde passou a orientar o uso de máscaras para diminuir o risco de contaminação pelo novo coronavírus!

No início do mês de abril o Ministério da Saúde passou a orientar o uso de máscaras para diminuir o risco de contaminação pelo novo coronavírus e, em algumas cidades já há, inclusive, decretos e orientações por parte do poder público para o uso de máscaras de proteção, sejam elas descartáveis ou as de tecido, para quem sair às ruas e circular nos estabelecimentos abertos ao público ou nos meios de transportes públicos ou privados.

Diante da obrigatoriedade do uso, surge também a preocupação com utilização da máscara de forma correta: cobrindo completamente o nariz e a boca, sem vãos laterais. Manusear ou descartar o equipamento da forma errada pode aumentar o risco de contaminação.

Uma excelente opção é a máscara caseira, que faz uma barreira tão eficiente quanto as outras máscaras, além de ser mais viável economicamente.

Veja, abaixo, os cuidados necessários com as máscaras fabricadas em tecido:

Para ser eficiente como uma barreira física, a máscara caseira precisa seguir as seguintes especificações:

:: Ter pelo menos duas camadas de pano

:: Ser individual

:: Ser feita com algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos

:: Ser feita na medida correta: cobrindo totalmente a boca e nariz e serem bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

Higienização das máscaras

Deve ser bem higienizada, lavada com sabão e água sanitária, deixando de molho por cerca de 20 minutos. E nunca compartilhar, porque o uso é individual.

Veja também: COVID-19: OMS atualiza guia com recomendações sobre uso de máscaras

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.

Notícias relacionadas