Banco da Amazônia

CASF – Plano Família sofrerá reajuste de 9,56%

Em reunião do Conselho Deliberativo da CASF, realizada no dia 26.02.2015 o CONDEL resolver por acatar a sugestão da DIREX – CASF e deferir um reajuste de 9,56% no valor das mensalidades do Plano Família, vencido o voto da AEBA que defendeu 9%.

Esse percentual de reajuste foi estabelecido com base em estudo atuarial, e ainda considerando as condições de pagamento do público participante da CASF, os resultados do Plano Família referente ao exercício anterior e o histórico de reajustes dos últimos 5 anos.

Histórico de Reajuste do Plano Família

Ano

Reajuste %

2010

12

2011

15

2012

13,1

2013

10,5

2014

6*

2015

9,56

*Ano de eleição da DIREX – CONDEL

Conforme constatado na tabela acima, excetuando-se o ano de eleição, em todos os demais, o reajuste do “Plano Família” foi superior ao atual, chegando a dois dígitos, e em 2011 alcançou o percentual de 15%.

Proposição Atuarial

O estudo atuarial apontou uma necessidade de reajuste em algum ponto do intervalo de 7,5% a 18%, e conclusivamente apontou um reajuste ideal de 18%, o qual produziria uma margem financeira de 12% para o próximo ano. O reajuste de 7,5% seria para manter a situação atuarial atual, se mantidas todas as condições do ano anterior. Não adotamos esse índice por duas razões. A primeira, é que qualquer alteração negativa nas bases atuariais deixaria o plano em situação deficitária, e a segunda, é que em virtude do reduzido reajuste do ano de 2014, o “Plano Família” Apresentou Resultado Líquido para o período de novembro/2012 a outubro/2014, negativo em (-2,65%).

Consideramos ainda o IGPM-FGV para o período do estudo, acumulado em 3,69%. Sendo assim, adotamos um reajuste 2,15% acima da sugestão mínima do relatório atuarial. Isso, a nosso ver, garante a estabilidade atuarial do Plano, isto é, sua capacidade de prestação de assistência à saúde ao tempo em que não onera demasiadamente os participantes.

Reajuste dos Salários e dos Planos de Marcado

No ano anterior, os empregados do Banco obtiveram um reajuste de 9% no Vencimento Base, e 8,5% nas demais verbas, isso significa que o reajuste proposto para o Plano Família ainda que esteja acima do reajuste salarial, e deve-se considerar que o cenário inflacionário se agravou depois da campanha, está certamente a menos de 1% do reajuste da remuneração.

Além disso, a ANS deve divulgar agora em maio/2015 o seu índice de reajuste dos Planos de Mercado, que está atualmente servindo de base para o reajuste do reembolso. Nossas estimativas apontam para um índice da ANS acima de 10%, dada a situação econômica nacional.

Membros do CONDEL

Os membros do CONDEL da CASF atualmente são:

Presidente Eleito – Silvio Kanner P. Farias

Conselheiro Eleito – Daniel Damasceno (Dandan)

Conselheira Eleita – Jane Araújo (GESOP)

Conselheiro Representante da AABA – Agildo Monteiro (Presidente da AABA)

Conselheiro Representante da AEBA – Marlon George (Diretor da AEBA).

O Plano Família é destinado para membros das famílias que não sejam dependentes naturais. Atualmente, em razão o Lançamento do Plano “CASF FAMÍLIA” (novo) o “Plano Família” (velho) está fechado para adesão de novos titulares, embora os titulares da CASF pertencentes ao “PLANCASF” ainda possam inscrever participantes no “Plano Família”.

Vigência dos novos Valores

Os valores reajustados pelo percentual de 9,56% passam a vigorar a partir de março de 2014, ou seja, a partir do pagamento do mês de março, sendo que o novo valor será praticado até fevereiro de 2016, momento em que ocorrerá novo reajuste anual.

Uma apresentação com o estudo atuarial que deu base ao reajuste está disponível na AEBA em arquivo digitalizado, quem estiver interessado pode nos solicitar que enviaremos.

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.

Notícias relacionadas