Banco da Amazônia

Conciliação voluntária do BB pronta para começar

Sindicato protocolou pedidos e trabalhadores devem aguardar contato para agendamento do encontro para discutir o pagamento das 7ª e 8ª horas

São Paulo – As primeiras reuniões da Comissão de Conciliação Voluntária (CCV) do Banco do Brasil estão prontas para começar. Essa CCV é específica para discutir o pagamento das 7ª e 8ª horas extras excedentes à jornada do bancário de seis horas.

O Sindicato protocolou no banco, na terça-feira 1º, o primeiro lote de documentos entregues pelos funcionários. Agora, a instituição financeira terá 30 dias para agendar a reunião. Nesse período, o BB fará cálculos e verificará se o funcionário é público-alvo da CCV.

Os trabalhadores devem aguardar novo contato da Central de Atendimento do Sindicato que vai confirmar data e horário do encontro, que ocorrerá na sede da entidade (Rua São Bento, 413).

Durante a tentativa de conciliação o funcionário receberá todas as informações necessárias para decidir se aceita a proposta do banco ou se rejeita. “O trabalhador, aceitando ou não a proposta, não terá prejuízos na sua carreira. Esse é o compromisso do BB, que a Gestão de Pessoas reforçou hoje com o Sindicato”, informa o dirigente sindical Ernesto Izumi. “Caso não haja conciliação, o funcionário poderá ingressar com ação trabalhista individual ou aguardar o resultado das ações coletivas ingressadas pelo Sindicato.”

O que é – A CCV é uma alternativa para tentar resolver pendências do contrato de trabalho ao reunir bancário, Sindicato e banco na mesa de negociação, em vez de ir à Justiça. É uma possibilidade que o funcionário tem de tentar um acordo mais rapidamente, prevista na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

“O Sindicato promoveu uma série de reuniões preparatórias com representantes do BB para iniciar o processo de forma organizada e com a segurança jurídica exigida por tratar-se de um acordo extrajudicial”, reforça Ernesto.

See more at: http://www.spbancarios.com.br/Noticias.aspx?id=8278#sthash.pZq2mSNY.dpuf

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.

Notícias relacionadas