Banco da Amazônia

AEBA e CAPAF fazem reunião para discutir os Reajustes do PREVAMAZÔNIA

A Diretoria da AEBA e a Diretoria da CAPAF realizaram ontem , 3, visando debater e encontrar soluções para os reajustes elevados ocorridos na Folha de novembro.

Para a Diretoria da AEBA os aumentos praticados são problemáticos na medida em que comprometem decisivamente o orçamento familiar dos participantes, e que a atitude de poupar deve ser efetivada com cautela, evitando excessos prejudiciais às demandas presentes.

A Diretoria da CAPAF (Interventor) informou que a questão foi esclarecida através de um informativo divulgado no site da CAPAF, que pode ser conferido no link a seguir: http://www.capaf.org.br/sites/default/files/pdf/Noticia021.pdf, mas que está disposto a estudar a questão. A Diretoria da AEBA sugeriu que a contribuição de novembro é artificial, pois não reflete os rendimentos mês a mês, ou seja, não reflete o verdadeiro salário de contribuição exatamente igual ao salário atual acrescido de 8%. Que ao se aplicar as diferenças de dois meses no salário de contribuição de novembro, a contribuição pode ser maior que a soma das contribuições no novo salário, mês a mês.

A Diretoria da CAPAF informou ainda que vai reavaliar a questão sob essa ótica para, se for o caso, alterar a referida metodologia.

Fim da intervenção

A Diretoria da AEBA cobrou ainda uma posição sobre o fim da intervenção e a retomada do funcionamento normal e democrático da CAPAF. Fomos informados que o projeto de fim da intervenção foi interrompido após as liminares que estabeleceram a suspensão da liquidação dos Planos Amazon Vida e BD.

Capacitação em Gestão de Previdência Complementar

Na ocasião o Interventor da CAPAF aproveitou para nos informar sobre as reformas realizadas na estrutura da CAPAF, bem como, nas iniciativas tomadas visando a redução de custos administrativos. Informou que a carteira do PREVAMAZÔNIA atingiu o patamar de 7 Milhões e que seus rendimentos estão superiores à Taxa CDI – vamos manter a partir de agora uma agenda de reuniões com a CAPAF visando acompanhar a saúde financeira dos Planos e da própria CAPAF no interesse dos associados da AEBA.

A partir de janeiro a AEBA vai inscrever associados em cursos de certificação em gestão de previdência complementar, para formar massa crítica e assim qualificar o acompanhamento das aplicações dos planos e formar quadros para os conselhos da entidade.

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.

Notícias relacionadas