Banco da Amazônia

AEBA participa do XVII Encontro Estadual dos Dirigentes Sindicais Bancários do Amazonas

A AEBA esteve representada por sua diretora regional no Amazonas, Andréa Gonçalves, durante o XVII Encontro Estadual dos Dirigentes Sindicais Bancários do Amazonas do qual também participaram os colegas do Banco da Amazônia das agências de Maués, Itacoatiara, Carauari, Manaus Metro e Cachoeirinha.

Na ocasião foram discutidas as propostas para o Acordo Coletivo de Trabalho – CONTEC 2012/2013 que serão apresentadas no Encontro Nacional de Dirigentes Sindicais Bancários que será realizado no mês de agosto em João Pessoa-PB. A pauta de reivindicações ainda não está fechada. Sugestões podem ser enviadas até o próximo dia 31/05/2012 (quinta-feira), as relativas ao Banco da Amazônia devem ser encaminhadas para: andbelem@bol.com.br; andrea.santos@bancoamazonia.com.br ou para o seebam@uol.com.br.

O Encontro oportunizou debates sobre o tema “Trabalho Decente”. Os Estudos sobre o Trabalho Decente são iniciativa da Organização Internacional do Trabalho – OIT em parceria com órgãos do Governo brasileiro no enfrentamento dos principais problemas estruturais da sociedade e do mercado de trabalho. Temas como a pobreza e a desigualdade social; o desemprego e a informalidade; a extensão da cobertura da proteção social; a parcela de trabalhadoras e trabalhadores sujeitos a baixos níveis de rendimentos e produtividade; os elevados índices de rotatividade no emprego; as desigualdades de gênero e raça/etnia; as condições de segurança e saúde nos locais de trabalho entre outros, também foram abordados durante o encontro.

Houve ainda, a palestra: “A economia brasileira no cenário de incertezas” onde se discutiu desde os antecedentes da crise mundial de 2008 até a atual conjuntura das economias européias, asiáticas, dos EUA e a condição atual da economia brasileira.

O Encontro marcou discussões a respeito da atuação dos bancos oficiais como instrumento de política do Governo. A expansão do crédito, a segurança bancária e o aumento da violência; a rotatividade no emprego bancário; a utilização pelos bancos de prestadores, menores aprendizes e correspondentes em trabalhos que deveriam ser realizados por bancários também foram abordados e amplamente discutidos.

Com a finalização da entrega das propostas, após o dia 31/05, o Sindicato convocará Assembléias específicas dos Bancospúblicos e privados paradeliberação final das propostas e ações da Campanha Salarial 2012-2013.

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.

Notícias relacionadas