Banco da Amazônia

AFBNB e AEBA planejam ações integradas

A Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (AFBNB) e a Associação dos Empregados do Banco da Amazônia (AEBA) são duas entidades que representam trabalhadores de bancos públicos regionais de caráter desenvolvimentista: o Banco do Nordeste e o Banco da Amazônia, respectivamente.

Analisando as duas associações com olhar mais atento, percebe-se que as similaridades e convergências não param por aí. É exatamente nesse emaranhado de possibilidades de cooperação mútua que os dirigentes das duas entidades se apóiam para estreitar laços e planejar ações integradas que repercutam objetivamente em melhorias concretas para os seus associados, para os seus bancos e para suas regiões.

No último dia 3 de janeiro, a presidente da AFBNB, Rita Josina, e o diretor de Comunicação, Dorisval de Lima, participaram da solenidade de posse da nova Diretoria da AEBA, em Belém. O ex-presidente da AEBA, Sérgio Trindade, passou o cargo ao seu sucessor, Silvio Kanner. No final daquela mesma semana, mais precisamente dia 7 de janeiro, foi a vez de Kanner e da diretora de Articulação Sindical Andrea Cristiane Amaral virem a Fortaleza para a solenidade que empossou a nova Diretoria e o novo Conselho Fiscal da AFBNB para o triênio 2011/2013. Os presidentes das duas entidades ratificaram a continuidade das parcerias.

Na última semana, a AFBNB e a AEBA acertaram uma reunião, com data a ser agendada pelas duas diretorias, para que pudessem discutir questões de interesses afins, principalmente em relação aos direitos dos funcionários, que são muito semelhantes nos dois bancos, inclusive norteando o debate a partir de análises comparativas entre os passivos das duas instituições bancárias, além de outros assuntos como caixa de previdência, plano de saúde e plano de cargos. A reunião está na iminência de ocorrer, no mais tardar, nas próximas semanas.

As duas associações têm se mostrado parceiras de muitos anos. Contudo, essa maior aproximação recente tende a ser positiva e bastante benéfica para as duas entidades. Um trabalho conjunto entre as entidades é sinônimo de bons auspícios nas batalhas a serem travadas no decorrer do processo político-ativista de lutas e conquistas.

Para se mensurar a força de mobilização que as entidades têm sob suas mãos, vale ressaltar que a AFBNB e a AEBA representam, juntas, mais de 7 mil trabalhadores de dois grandes bancos públicos regionais. A missão primordial das duas é trazer incessantemente mais conquistas a esses trabalhadores e fortalecer, cada vez mais, esses bancos públicos enquanto indutores do desenvolvimento sustentável de suas regiões. Vida longa à parceria AFBNB e AEBA.

 Fonte: AFBNB

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.

Notícias relacionadas