Banco da Amazônia

Painel da AEBA no FSM será nesta sexta-feira







Como parte da programação do Fórum Social Mundial 2009, a AEBA promove nesta sexta-feira, 30, o painel “Crédito Solidário para o desenvolvimento sustentável da Pan-Amazônia”. O evento acontecerá das 8h30 às 11h30, na sala 01, do Bloco A do campus Profissional da Universidade Federal do Pará (UFPA).

O expositor do painel será o professor da UFPA, economista e assessor da AEBA, Hélio Mairata, e os debatedores serão os funcionários do Banpará, Paulo Barroso e Jorge Antunes, representando a Associação dos Funcionários do Banco do Estado do Pará (AFBEPA). A mediação ficará por conta da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro-Norte (FETEC-CUT), representada pelo vice-presidente, Sergio Trindade.

Durante o painel, serão destacadas experiências bem sucedidas de programas de crédito solidário na região amazônica. Na oportunidade, Marivaldo Silva, gerente do Banco Tupinambá, o primeiro banco comunitário da Amazônia, vai socializar a experiência da iniciativa implantada no dia 19 de dezembro de 2008, na comunidade Baía do Sol, na ilha de Mosqueiro. Já o engenheiro agrônomo Mário Jorge Rocha, do Banco da Amazônia, vai falar sobre microcrédito por meio de grupo solidário, a partir das experiências vivenciadas no Programa Amazônia Florescer.

A partir da discussão e do acúmulo feito durante o Fórum, a AEBA pretende debater um Programa de Crédito Solidário, que deverá ser encaminhado à Secretaria Nacional de Economia Solidária, para que negocie com o BNDES a disponibilização de recursos financeiros para implantar a iniciativa em comunidades de toda a Pan-Amazônia.

A iniciativa deverá beneficiar associações de pequenos produtores localizadas na Pan-Amazônia e organizadas por meio de Arranjos Produtivos Locais, que estejam voltados à exploração sustentável da região.

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.

Notícias relacionadas